Raphael Gerk Viana
Raphael Gerk Viana
Noticias

O que é um ataque de cibersegurança e como identificá-lo? Entenda mais com Raphael Gerk Viana

Crescendo no mesmo ritmo que o processo digital, os ataques cibernéticos evoluem cada vez mais para atingir grandes empresas.  Para Raphael Gerk Viana, expert em tecnologia e fundador da MSI – Serviços de Reserva de Hotéis, a melhor forma de se defender de um inimigo é conhecê-lo. Portanto, se você é gestor de um negócio, conheça quais são as principais ameaças e como combatê-las:

 

O que são ataques cibernéticos? 

 

Para Raphael Gerk Viana, a melhor forma de definir os ataques cibernéticos é como atividade criminosa feita através de computadores ou dispositivos de redes a fim de obter senhas,identidades entre outros dados. Geralmente são feitas por hackers e cibercriminosos especialistas nessas fraudes. 

 

Entre os crimes, podemos citar a fraude de email, roubo de identidade, violação de dados e até ciberextensão. Os objetivos são claros: obter dinheiro, influência política ou qualquer benefício pessoal. Portanto, se você não quer perder dinheiro e tempo com esses ataques, é fundamental investir em defesas contra esses mecanismos de roubo. 

 

Quais são os principais ataques cibernéticos?

 

Há basicamente duas classificações de crimes cibernéticos. Veja agora quais são elas:

 

1 – Cibercrime

 

Cibercrime é o nome dado aos crimes cibernéticos que envolvem qualquer atividade ou prática ilícita na rede. Podem envolver invasões de sistema, disseminação de vírus, roubo de dados pessoais, acesso a informações confidenciais e outros. Segundo Raphael Gerk Viana, cibercrime compreende também os crimes convencionais realizados por meio de dispositivos eletrônicos ou que incluam a utilização de alguma ação digital como instrumento para a prática do crime.

 

2 – Ciberterrorismo 

 

Denominado como ciberterrorismo, esse crime é o uso da Internet para realizar atos violentos que resultam ou ameaçam a vida de outras pessoas de forma significativa, a fim de obter ganhos seja em dinheiro, político ou ideológico. Um exemplo de ciberterrorismo foi quando um grupo de hackers sequestram os dados médicos de um hospital em troca de dinheiro, ato que colocou em risco a vida de muitos pacientes.

 

Como combater o cibercrimes?  

 

Raphael Gerk Viana acredita que adotar um conjunto de boas práticas para combater um ciberataque é a melhor estratégia de defesa. Além disso, invista em orientações e treinamentos para que os funcionários saibam realizar ações conscientes e positivas durante o trabalho e que saiba identificar ações incomuns para não colocar em risco os equipamentos e dados da empresa. 

 

O firewall é mais um dos aliados contra os crimes cibernéticos, portanto, ele precisa estar sempre ativo para bloquear ameaças. Seu principal objetivo é gerar uma barreira entre as redes internas e as externas, garantindo assim, mais segurança. 

 

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

More in:Noticias

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *