Gabriel Cepeda Gonçalves
Gabriel Cepeda Gonçalves
Noticias

Moeda única: confira tudo o que você deve saber sobre a existência de uma moeda comum entre os países

Ao viajar de um país para o outro, é fundamental que os turistas se preocupem em realizar o câmbio. Segundo o empresário Gabriel Cepeda Gonçalves, essa tarefa é essencial para que se possa realizar compras e demais pagamentos em outro território que não o brasileiro. Dessa maneira, é preciso trocar o Real pelo Dólar, Euro, Libras, Pesos e outras moedas existentes. 

 

No entanto, você já parou para pensar em um cenário em que isso não seria preciso? Esse seria o caso da existência de uma moeda única entre determinados países, um assunto muito comentado nos últimos meses. Mas quais são as reais possibilidades de isso acontecer? Confira tudo o que você precisa saber sobre a existência de uma moeda comum nesse artigo!

 

O que é a moeda única

 

Se você está atento para as notícias dos jornais e de outros canais digitais, como Twitter, Instagram ou Facebook, provavelmente acompanhou todo o falatório sobre a criação de uma moeda única para o Brasil e os países do Mercosul. Mas você sabe o que é uma moeda única?

 

De acordo com o empresário Gabriel Cepeda Gonçalves, uma moeda única nada mais é que a adoção de uma mesma moeda em dois ou mais países. Dessa maneira, esta nova modalidade substitui as moedas nacionais dos países que adotarem o sistema, tornando mais simples as negociações entre as nações.

 

Euro: o maior exemplo para o mercado 

 

Esse tema sobre moeda única te faz lembrar de algum continente específico? Se você pensou na Europa, mais especificamente no bloco econômico conhecido como União Europeia e que reúne vinte e sete nações, você está certo. A adoção do Euro como moeda única pelos países membros da União Europeia é um grande exemplo do bom funcionamento dessa possibilidade de união monetária entre diferentes países. 

 

Vantagens

 

Assim como pode ser percebido, esse é um tema que causa muitas controvérsias entre os especialistas do setor da economia e comércio exterior. De acordo com Gabriel Cepeda Gonçalves, entre as vantagens da adoção de uma moeda única entre os países participantes do Mercosul, por exemplo, está a facilidade nas transações econômicas e o estabelecimento de uma moeda forte no mercado. 

 

Possibilidades de uma moeda única para o mercado atual

 

Apesar de não ser um tema foco entre as discussões que ocorrem no Mercosul atualmente, sempre há especulações sobre esse cenário entre os especialistas da área. No entanto, por ser uma tarefa complicada e que levaria anos até ser instaurada, o empresário Gabriel Cepeda Gonçalves acredita que não há com o que se preocupar. Por fim, o que é preciso é buscar fortalecer a moeda brasileira, para que o país alcance mais autonomia.

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

More in:Noticias

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *