Afinal, o que caracteriza o sucesso: QI ou QE?
É bem provável que você já tenha ouvido falar em QI e QE, certo? Para o empreendedor Darlan Amaral Pereira, ainda que essas duas palavras sejam pouco conhecidas por uma parte da população, diversos estudos sobre a conquista do sucesso e a relação com esses quocientes têm chamado a atenção das pessoas ao redor de todo o mundo, sabe como?
Simplesmente pois o psicólogo Daniel Goleman, após alguns estudos em sua área, definiu o QE como um fator importante para que o ser humano consiga conquistar o seu êxito. Neste artigo, trataremos de apresentar as possíveis divergências entre QI e QE, e qual a necessidade do exercício de um desses dois pontos para a garantia de um sucesso profissional. Portanto, se esse assunto é do seu interesse, recomendamos que leia o texto até o final.
QE e QI: qual a diferença?
Antes de mais nada, vamos esclarecer que existe uma certa diferença entre QI e QE. Conforme comenta o renomado Darlan Amaral Pereira DL Variedades, enquanto o QI — Quociente de Inteligência — é uma medida que caracteriza o conhecimento da pessoa, o QE — Quociente de Inteligência Emocional ou Inteligência Emocional — define a sabedoria do indivíduo em saber controlar as suas emoções.
E para a surpresa de muitos, esse Quociente de Inteligência Emocional é algo recente que surgiu ainda no século XX, e que após algumas pesquisas, foi caracterizado como algo totalmente necessário para que as pessoas saibam reconhecer os seus sentimentos perante uma situação, e que consiga, sabiamente, contornar tudo o que ocorre, desenvolvendo a empatia e tranquilidade.
Para conseguir o sucesso é preciso exercitar qual?
Mas essa surpresa não para por aí, pois conforme comenta o empresário Darlan Amaral Pereira, em meados de 1990, alguns estudiosos descobriram que não é o QI que caracteriza uma pessoa de sucesso, mas o QE. Ou seja, o que antes as pessoas acreditavam cegamente ser o fator que determinava a vitória pessoal, foi diminuído para um fator apenas de inteligência em adquirir novas informações no cérebro.
Em outras palavras, enquanto o QI é responsável por uma pequena porcentagem que leva o ser humano a desenvolver os seus conhecimentos e obter a vida dos sonhos, é o QE que o mantém nessa posição. Logo, descobriram que é o emocional que define se uma pessoa é capaz de alcançar o êxito em sua vida, ou não. Parece ser um pouco confuso, não é mesmo? Mas, para resumir, o “QE” nada mais é do que o controle que o ser tem de si mesmo.
Como desenvolver o QE?
E para que você possa desenvolvê-lo é mais fácil do que parece. Conforme explica o renomado Darlan Amaral Pereira DL Variedades, a prática de exercícios físicos, meditação e hábitos saudáveis contribui muito para isso, além, é claro, de ter mais sabedoria na hora de contornar uma situação, seja mantendo a calma, respirando fundo, e agindo como uma pessoa inteligente agiria.